segunda-feira, 19 de setembro de 2011

REFLETINDO SOBRE PROJETOS NA ESCOLA.

Eu aprendi com as leituras e atividades dessa temática que é importante o desenvolvimento do projeto e que seja tratado como uma organização aberta, que permite a articulação entre as informações e a aplicação de conceitos conhecidos com  novos aspectos decorrentes daquilo que foi projetado e colocado em ação, o professor precisa estar atento, acompanhando o processo de aprendizagem dos alunos e tendo clareza de suas intencionalidades pedagógicas com os recursos tecnológicos o professor poderá elaborar seus projetos de sala de aula incorporando de maneira significativa a tecnologia aos conteúdos curriculares trabalhando a interdisciplinaridade com seus alunos.
É importante também que a escola desenvolva  projetos de dimensões distintas, expressando seu compromisso político, administrativo e pedagógico, revelando os interesses do aluno para o aprendizado significativo, o professor deverá criar situações que propiciem aos alunos o interesse de desenvolverem seus prórprios projetos. O professor precisa ter abertura e flexibilidade para relativizar a sua prática e as estratégias pedagógicas para que o aluno possa reconstruir o conhecimento, isto é, criar situações mais localizadas, que permite ao aluno entender as particularidades dos conteúdos, inclusive para integrá-los no âmbito mais global no projeto.
A avaliação do projeto desenvolvido pelos alunos com a mediação do professor pode ser feita em termos de processos e produtos. As tecnologias da informação trazem contribuições para o registro de processo e produtos e na recuperação de tais informações, favorecendo a reflexão e a reformulação. O aluno é um ser ativo e interativo e o conhecimento  é algo inacabado em contínuo processo de reconstrução. A avaliação permite compreender as representações do conhecimento.

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